Câncer de mama: Como fazer o autoexame?

O Dia Internacional contra o Câncer de Mama ocorre em 19 de outubro e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a doença.

A detecção precoce é uma das principais formas de aumentar as chances de cura para o câncer de mama, que afeta cerca de 60 mil mulheres brasileiras por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Embora toda mulher com idades entre 50 e 69 anos deva fazer uma mamografia de rastreamento uma vez a cada dois anos, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde do Brasil, é importante que a mulher fique atenta a alterações suspeitas na mama — e, se houver, busque orientação médica, mesmo se tiver menos de 50 anos.

O autoexame pode ser feito uma vez por mês, todos os meses, entre três e dez dias após o aparecimento da menstruação, ou em uma data fixa para mulheres que não menstruam e homens (sim, o câncer também pode afetar homens).

Veja o passo a passo de como fazê-lo:

Idealmente, a avaliação deve ser feita em três momentos diferentes: em frente ao espelho, em pé e deitado.

Na frente do espelho
Sem roupas, observe os seios com os braços caídos, levantados e dobrados atrás do pescoço e com as mãos na bacia, pressionando-a para verificar se existe alteração na superfície da mama. É importante avaliar o tamanho, a forma e a cor, além de inchaços, saliências e rugosidades.

Em pé
A palpação das mamas deve ser feita durante o banho, com o corpo molhado e as mãos ensaboadas. Os dedos devem estar esticados e fazer movimentos circulares, de cima para baixo. Para cada lado, fazer o seguinte:

– Colocar o braço atrás da cabeça.
– Palpar a mama em movimentos circulares: primeiro no formato de círculos que começam no mamilo e crescem até cobrir o seio todo; depois em linhas retas em direção ao mamilo e por último em linhas retas para cima e para baixo.
– No fim da palpação, pressionar os mamilos suavemente e observar se existe saída de líquido.

Deitada
A palpação deitada é como a em pé. Se desejar ficar mais confortável, coloque uma almofada debaixo do ombro que estiver com o braço levantado. Os mesmos três passos de palpação acima devem ser feitos em cada mama nessa posição.

OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.
Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

WORKSHOP DE DEFESA VOLTADO PARA MULHERES TEVE INÍCIO NESTE SÁBADO

O ITSR em Parceria com a Academia Cipriano’s, iniciou neste fim de semana 28/09/2019, curso de Defesa Pessoal voltado exclusivamente para mulheres.

As participantes além das orientações práticas, participaram de Palestras Educativas voltado a Lei Maria da Penha, Nutrição e Prevenção de Riscos.

O evento ocorrerá ao longo dos próximos fins de semanas, e será ministrado pelo renomado Mestre Cipriano, o mais graduado de todos os mestres do Estado de Rondônia.

O projeto consiste orientar e principalmente ensinar técnicas de defesa pessoal a mulheres para que as mesmas possam se defender de ataques.

Segundo Cipriano, o ideal é que a mulher nunca reaja, porém se caso ocorra e a mulher perceber que algo grave possa ocorrer, principalmente no que diz respeito a vida, a mesma poderá utilizar as técnicas para se defender de ataques.

O curso está ocorrendo na Academia Cipriano’s, é gratuito, e a participante receberá certificação. Porém em contrapartida está sendo solicitado a doação de 01 (uma) lata de Leite em Pó, que será doada as famílias cadastradas no ITSR.

ITSR VISITA SECCIONAL DA OAB DE HUMAITÁ/AM

O presidente do ITSR o senhor Carlos de Oliveira, realizou na manhã de hoje (30/09/2019), visita ao Dr. Carlos Evaldo Terrinha Almeida de Souza – Delegado da Ordem dos Advogados do Brasil – Amazonas.

Nesta visita, o senhor Carlos de Oliveira, requereu a disponibilização de um representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Amazonas, para compor a Comissão de Acompanhamento do Concurso Público de Humaitá – AM.

Segundo o presidente, esta participação demonstra transparência e principalmente permite ao próprio Instituto um apoio incondicional da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Humaitá.

O Dr. Terrinha como é conhecido popularmente em Humaitá – AM, agradeceu a visita e se colocou à disposição do Instituto para poder acompanhar as ações relativas ao Cargo de Procurador Geral, dizendo da importância do Concurso em tela, e que isto, permitirá ao candidato aprovado, autonomia para atuar em benefício dos munícipes de Humaitá.

Dr. Terrinha aproveitou ainda para destacar a atuação da OAB Seccional Humaitá – AM, e que indicará um representante para acompanhar as ações.

CONJUNTO MUSICAL ENSAMBLE MOXO VISITA RONDÔNIA

Recentemente Rondônia e em especial Porto Velho recebeu uma Delegação Bolivia composta pelo Conjunto Musical Ensamble Moxo. Os mesmos estiveram em nosso estado a convite do Tribunal de Justiça e da UNIR, sob a Coordenação do Prof. Dr. Marco Teixeira. Juntamente com a delegação estiveram presentes a Ministra da Justiça da Bolivia a excelentíssima senhora Maria Elena Belido e demais representantes do país.
O conjunto é composto por índigenas provenientes da antigas Missões Jeuíticas. As apresentações ainda ocorrem no mesmo modelo missionário, cantando em Queixua, Aymará, Espanhol e Latim. Os instrumentos são instrumentos barrocos, fabricados por eles, nos mesmos moldes e com a mesma tecnologia no tempos das Missões.
O conjunto já se apresentou na UNESCO, em Nova York, Na Santa Sé, no Vaticano, no Palácio de Burkinhan, na Inglaterra, na ópera de Paris, no teatro São João, em Buenos Ayres, visitando mais de 22 (vinte e dois) países.

ITSR RECEBE CONVITE PARA REALIZAR UM ESTUDO DE VIABILIDADE E POSTERIOR IMPLANTAÇÃO DE PROJETO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM ITAPUÃ DO OESTE

Hoje (20/09/2019), recebemos a visita do excelêntíssimo Presidente da Câmara Municipal de Itapuã do Oeste – RO, Itamar José Felix, onde o mesmo requereu ao Instituto realizar um Estudo sobre a Implantação de um pólo do ITSR para transformar pó-de-serra (serragem) em carvão ecológico.

Segundo o senhor Itamar José, não há em Itapuã do Oeste uma Política Pública de destinação desses resíduos, e que portanto, existe uma necessidade em dar destinação aos mesmos.

O vereador destacou ainda que tal iniciativa permitirá a promoção e geração de emprego e renda no munícipio, e que o mesmo está empenhado em ajudar na Implantação de tecnologias sociais voltadas principalmente para o desenvolvimento econômico de Itapuã.

ATENÇÃO MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Informamos que hoje 19/09/2019 entre às 02h00min e 06h00min, será realizada uma manutenção no nosso core de rede visando correção de uma dificuldade nos equipamentos de roteamento das redes de acesso. Sendo assim, nosso site, banco de dados e serviços de e-mail poderão ficar indisponíveis no período desta manutenção. Período máximo de interrupção: Interrupção de, no máximo, 30 minutos, que ocorrerá no dia 19/09/2019. Podendo ser necessária uma interrupção adicional de 30 minutos. Salientamos que esse tipo de procedimento não altera quaisquer configurações em nossos serviços. Agradecemos a compreensão e reforçamos nosso compromisso em proporcionar o que há de melhor em tecnologia.

Para aqueles que desejam realizar inscrições em nossos Concursos acessem o link https://itsr.selecao.net.br/

ITSR REALIZA AMPLIAÇÃO E REFORMA NO ANEXO ZONA SUL – CENTRO DE FORMAÇÃO E TREINAMENTO

O ITSR buscando promover o atendimento social, realizou o desmenbramento dos Centros de Formação e Treinamento, sendo divididos em Anexo Zona Sul e Anexo Zona Leste, bem como inaugurou em Janeiro/2019 a Sede Administrativa localizada na Av. Amazonas, nº. 3426, onde além das atividades de rotina, está instalado o Escritório de Projetos e Consultorias.

Com objetivo de atender a todas as exigências legais da SEAS – Secretaria de Estado de Governo da Assistência Social e Desenvolvimento, estamos promovendo a reforma e ampliação no Anexo da Zona Sul, para realizarmos ainda neste semestre cursos de qualificação social e profissional.

Os cursos serão inteiramente gratuítos e atenderão a comunidade em geral.

Além de contar com toda infraestrutura com laboratórios técnicos profissionais, os alunos receberão Kits Pedagógicos e Kits Profissionais e Certificados.

Em breve novas imagens do local! Aguardem! Siga nossas redes sociais e acompanhe a divulgação de nossos cursos!.

Anexo Zona Sul – Endereço: Av. Tancredo Neves, nº. 3363, bairro Caladinho, Porto Velho – RO